Fatores Associados ao Consumo de Álcool e Tabaco em Estudantes Universitários: Uma Revisão

António Ramalho Mostardinha, Anabela Pereira

Abstract


Objetivo:
O consumo de álcool e tabaco, comum em estudantes universitários, poderá acarretar futuros problemas sociais e de saúde. Assim, pretende-se identificar os fatores associados a estes consumos entre estudantes universitários.
Método:
Foi realizada uma revisão da literatura segundo as recomendações PRISMA. Os estudos foram pesquisados através da PubMed e Scopus. Através dos critérios de inclusão e exclusão, os estudos foram selecionados e os dados foram analisados através de uma meta-síntese.
Resultados:
Vinte estudos foram incluídos para a análise. O consumo de tabaco associou-se com ter amigos fumadores, comportamentos sedentários e sexo masculino. Por outro lado, o consumo de álcool associou-se com ter pais/amigos que consomem bebidas alcoólicas, ter amigos fumadores e sexo masculino.
Conclusão:
Com esta revisão foi possível identificar fatores de consumo, permitindo aos profissionais de saúde desenvolver e melhorar a eficácia de possíveis intervenções nesta população, através de programas de educação para a saúde ou intervenções psicoeducativas, objetivando a diminuição de comportamentos de consumo em estudantes com maiores níveis de risco para consumos.

Keywords


alcohol consumption; tobacco use; health education; student health services; college students